A Historia de Bauru – Cidade Sem Limites
Em 1856, Felicíssimo Antônio Pereira, provindo de Minas Gerais, adquiriu terras e estabeleceu, próximo ao atual Centro de Bauru, a Fazenda das Flores. … A criação do município de Bauru é de 1896.
Entretanto, o fundador de Bauru foi Antonio Teixeira do Espirito Santo, que doou parte das terras da sua Fazenda das Flores ao patrimônio do futuro distrito da então freguesia do Espirito Santo de Fortaleza, no município de Lençóis (conforme documento assinado a 21 de março de 1885). O lugarejo foi progredindo.
O município de Bauru, principal pólo da região, reúne 33% da população regional e, juntamente, com os municípios de Jaú, Lins e Lençóis Paulista concentra 58% dos habitantes da região. Localizado a 345 km da capital do Estado, o município de Bauru possui cerca de 315 mil habitantes e é a sede da região administrativa.
No começo do século XX o município começou a ganhar infraestrutura e a população aumentou com a chegada da ferrovia e, mais tarde, das rodovias.
O café ganhou força no município no início do século, porém se desvalorizou e aos poucos Bauru se industrializou, sendo que, a indústria foi a principal responsável pela urbanização do município
O Jardim Botânico Municipal e o Horto Florestal de Bauru configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental
o Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”, o Centro Cultural de Bauru e o Automóvel Clube de Bauru são relevantes pontos de visitação
Fonte: Wikipédia